Os quatro estágios do engano do pecado

Pecado

Esboço de Sermão – noite de 14/07/2013 (domingo) –
IPI de Irapuru/SP

Textos Chave: Tiago 1:14-15

14 “Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo.
15 Então o desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, após se consumar, gera a morte.”

Introdução
Sabemos que o pecado inicia na mente e no coração, este pecado quando é concebido procura nos escravizar até a morte.
Jesus ao ser testado pelos fariseus acerca dos mandamentos da Lei, diz:
Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso que torna o homem impuro. Porque do coração é que saem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos e calúnias. (Mateus 15:18-19).
Queridos irmãos, como cristãos, nascidos de novo, justificados pelo Sangue do Cordeiro somos exortados quanto a nos afastar da prática do pecado, porém vemos em nossas fileiras nos dias atuais, muitos crentes que não tem levado o pecado a sério, muitos não tem dado ouvido as palavras de Paulo em Romanos 6:23: Porque o salário do pecado é a morte…
O pecado deixou de ser assunto em nossos púlpitos, muitos estão interessados em mensagens que não toquem neste assuntos, preferindo não serem confrontados.
Cada um de nós precisa entender que estamos em uma guerra, e o nosso maior inimigo é o pecado. É ele que pode nos levar a segunda morte.
Por isso precisamos apreender a guerrear, e estar preparados e atentos nesta batalha diária.
Por isto neste momento eu quero te apresentar a estratégia do inimigo. No texto que lemos em Tiago, podemos observar quatro estágios do engano do pecado. Desta forma conhecendo as estratégias deste inimigo podemos lutar com as armas dada a nós por Deus por meio do Seu Espírito Santo.

1º estágio: Os maus desejos são estimulados pelo pensamento e experiência (Tiago 1:14)
Meus irmãos nossa luta se dá contra três inimigos: O mundo, a carne e Satanás. Sabemos que os três militam contra nós de forma a nos levar a pecar, porém enquanto Satanás e o mundo nos oferece a ocasião para pecarmos, é da condição e receptividade de nosso coração aos seus apelos sedutores que eles dependem.
Podemos entender então que a maior pressão para que pequemos vem de dentro de nós, desta forma é inútil que nos escondamos vestindo uma capa de santidade enquanto dentro somos carcomidos pelos maus desejos.
O maior inimigo está escondido em nossas próprias trincheiras, ou seja, no nosso coração, precisamos identificar este inimigo para que seja assim vencido.
Muitos focam nos fatores externos (Satanás e o mundo), mas se queremos ter vitória nesta batalha devemos começar pelo nosso coração.

2º estágio: A cobiça nasce no coração fértil com o consentimento da vontade (Tiago 1:15a)
Neste estágio o pecado é semeado no coração, este pecado é concebido quando a nossa vontade assim dá permissão. Neste momento ainda o pecado não é visível mas ele está lá no coração sendo concebido, prestes a vir a luz.
Percebemos que aqui, Tiago usa uma analogia da concepção do pecado, a concepção e gravidez de uma criança. Sendo o coração o abrigo fértil para a semente da cobiça.
Assim como na gravidez, onde após a concepção a criança começa a se desenvolver, nesta analogia, o pecado esta sendo desenvolvido no coração e se este pecado não for abortado por meio do arrependimento, acontecerá o que veremos no próximo estágio.

3º estágio: O coração fecundado pela cobiça dá a luz a atos visíveis de transgressão (Tiago 1:15b)
Após vencer as resistências o pecado concebido no coração vem à luz. O pecado plantado no coração gerará atos visíveis de transgressão. Da mesma forma em que um bebê é visível após ter nascido, o pecado também é visível quando nasce na forma de comportamento, ações, práticas, palavras, etc.
O filho da cobiça que é gerado no coração não pode ficar lá para sempre ele precisa ser trazido ao mundo, e quando ele nasce, o nosso estado pecaminoso é revelado.
Uma vez que o pecado nasceu, ele ira assumir um papel cada vez mais controlador na vida da pessoa, de um filho mimado ele ira se tornar em um adolescente exigente e egoísta, centrado em si mesmo e insaciável.
Provérbios 30:15 nos diz que: “A sanguessuga tem duas filhas: Dá! Dá!” O sábio fala do caráter insaciável da cobiça, quanto mais ela tem, mais ela quer.
Por fim o pecado nos conduzirá ao quarto estágio: a morte.

4º estágio: O pecado completamente formado resulta em morte (Tiago 1:15c)
Os efeitos da morte causada pelo pecado são visíveis na vida daqueles que estão entregues ao pecado.
Sabemos que antes de sermos vivificados por Deus, estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1-3).
Queridos irmãos, podemos ver os efeitos desta morte: quanta desesperança, consciência cauterizada, relacionamentos e tempo perdido, desperdício de energia e recursos, impiedade e corpos adoecidos.
Não brinquemos com o pecado! A cobiça nunca estará satisfeita, e a morte é o resultado de se entregar a ela.
Os crentes em Jesus nunca experimentarão a morte eterna (espiritual), mas podem experimentar a morte física.

Conclusão:
Faço um apelo a cada um de nós a se posicionar nas trincheiras da batalha contra o pecado.
Se examine nesta hora, que tipo de soldado você tem sido nesta batalha, não é tempo de brincar, este assunto é sério e pode lhe custar a vida.
Lute contra a cobiça, não tenha piedade dela.
É uma luta difícil eu sei, mas saiba que você não está só, Deus quer te ajudar nesta batalha.
Oremos.

Referências bibliográficas:

BÍBLIA SAGRADA. Almeida Século XXI. São Paulo: Vida Nova, 2010.

STREET, John D. Purificando o coração da idolatria sexual. São Paulo: Nutra, 2009.

11 Respostas para “Os quatro estágios do engano do pecado

  1. Meu caro e iluminado irmão. Parabéns, um belo sermão alguns detalhes poeriam ser um pouco mais desenvolvidos, mas para apresentar como artigo em uma página está ótimo. Continue assim, grande abraço.

  2. Muito bom o estudo precisamos ouvir este tipo de sermão nos dias de hoje… Como vamos morar no céu se não consertarmos aqui na terra.

  3. Olá! Este é um assunto que me deixa curiosa!
    Bom… tenho uma amiga que esta pra casar, e num momento de fogo, sem perceber trocaram carícias, e beijos pelos corpos um do outro, mas conseguiram parar e se conter, em momento nenhum houve a penetração, o sexo mesmo…. perante Deus já gerou a morte da alma e perdeu o direito da vida eterna?

    • Olá Geise. Graça e paz
      O pecado gera a morte como bem sabemos, veja Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!”
      O pagamento pelo pecado é a morte, mas isso não é tudo, o Evangelho vai além, não deixa o ser humano sem esperança, Deus nos oferece a vida em Seu Filho Jesus Cristo. Deus nos perdoa, não porque somos bons ou porque há mérito em nós, mas porque Ele é bom, misericordioso. O que precisamos fazer é nos arrepender, ou seja se entristecer e desejar não cometer mais o mesmo erro e lutar pra que ele não aconteça. No caso de sua amiga eu aconselharia a procurar um pastor, servo de Deus para orientá-los e ajudá-los.
      Deus te abençoe

  4. Muito Bom estudo, principalmente a parte que explica a diferença de concebido e consumado.

    Deus continue abençoando para que a verdade do Evangelho continue sendo ministrada!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.