Um encontro com o Novo Nascimento

* Sermão pregado na noite de 01/03/2020 (domingo) na IPI de Irapuru/SP

Texto base: João 3.1-21 

INTRODUÇÃO

Hoje começamos uma nova série de mensagens com o tema Encontros com Jesus.
No seu ministério Jesus encontrou muitas pessoas, em algumas ocasiões as pessoas se achegaram até Ele como no encontro com Nicodemos, mas em outros momentos o próprio Senhor se dirigiu as pessoas. Pessoas das mais variadas posições sociais, revelando que de fato o Senhor não faz acepção de pessoas.
Fazendo um rápido link com a cultura do nosso tempo, pois como bem disse Karl Barth: “O cristão deve carregar em uma das mãos a Bíblia e, na outra, o jornal”.
Esta semana, nos deparamos com uma polêmica causada pelo enredo e desfile da escola de samba Mangueira, do Rio de Janeiro. Na realidade uma crítica à igreja, retratando Jesus como negro, favelado, agredido pela polícia e também como mulher.
Antes de emitirmos opiniões sobre isto, precisamos entender que há em nossos dias uma guerra cultural e ideológica acontecendo, sendo assim precisamos concertar algumas distorções nesta história.
A crítica feita pela escola de samba é que a igreja é intolerante, e se esqueceu do pobre, do refugiado, da mulher oprimida, dos homossexuais, enfim, das minorias, o que sabemos não ser verdade, há muitos trabalhos sociais de apoio desenvolvidos pelos cristãos em favor dos necessitados.
Jesus de fato andou e se relacionou com os pobres, com os rejeitados e oprimidos da sociedade de sua época, mas esta não é a verdade completa acerca do ministério de Jesus, pois ele foi muito mais amplo. Ele também se relacionou com pessoas ricas em seu tempo, exemplos disto foram o publicano Zaqueu e o próprio Nicodemos.
Jesus afirmou que é mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus (Lucas 18:24-25), pois Ele conhece o poder que o dinheiro pode ter sobre o coração humano, trazendo avareza, ganância e egoísmo.
Mas quando Jesus se relacionava com as pessoas Ele não as escolhia por causa de sua classe social, Ele se achegava a elas, pois conhecia suas necessidades mais profundas. Também se relacionava com as pessoas não para apoiar qualquer prática pecaminosa que estivessem praticando, mas para transformar seus corações, pois Ele sabia que o maior problema do ser humano é o pecado.
Pobres e ricos, homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, religiosos ou não, enfim todos, precisam de salvação, todos precisam de Jesus. Todos carecemos de Deus. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê […] (Romanos 1.16), o Evangelho transforma os corações, é do Evangelho que precisamos.
Inevitavelmente os encontros com Jesus narrados nos evangelhos foram momentos marcantes na vida das pessoas. Vidas foram transformadas para sempre, foi assim na vida dos discípulos e de muitas outras pessoas.
Na realidade, Jesus continua hoje se encontrando com pessoas de todas as tribos, povos e raças, bem como transformando a vida de milhões de pessoas.
O encontro verdadeiro com Jesus é transformador! E o melhor de tudo, é que você pode hoje se encontrar com o Mestre, e ter a sua vida transformada para todo o sempre.
No nosso primeiro encontro, temos um homem chamado Nicodemos, o texto nos dá a informação de que ele era um fariseu, um homem muito proeminente entre os judeus.
Os fariseus eram conhecidos pelo seu zelo com a Lei de Moisés, porém, levaram isto aos extremos, acreditando que a salvação era por cumprir a Lei e outras regras que eles foram acrescentando ao longo do tempo, ou seja, eles acreditavam em uma salvação pelas obras.
O texto continua e diz que Nicodemos foi encontrar Jesus à noite. Alguns comentaristas dizem que isto se deve ao fato de Nicodemos não querer ser reconhecido, pois temia ser repreendido pelos fariseus, outros afirmam que o encontro se deu a noite apenas pelo fato de Jesus estar muito ocupado durante o dia, a noite seria o momento ideal para conversar livremente com o mestre, sem interrupções.
Ao se encontrar com Jesus, Nicodemos faz uma bela declaração de que considerava Jesus um profeta, um mestre vindo da parte de Deus (v.2b). Ele e alguns de seus amigos, em nome dos quais ele aparenta falar, tinham esta convicção em seu coração.

[ST] A resposta de Jesus parece estar desconectada da declaração inicial de Nicodemos, e isto nos leva ao primeiro ponto da nossa mensagem que é…

1 – JESUS CONHECE NOSSOS QUESTIONAMENTOS MAIS PROFUNDOS ( V.3-4 )

Interessante amados, que Nicodemos não faz nenhuma pergunta pra Jesus, ele apenas declarou a sua crença de que Jesus era um profeta enviado por Deus, pois os seus milagres atestavam isto.
Mas antes que Nicodemos pudesse fazer qualquer pergunta, Jesus já conhecia a pergunta mais profunda da alma daquele homem.
A luz da resposta de Jesus, podemos afirmar que o questionamento do interior de Nicodemos era quanto ao que ele precisava fazer para ser salvo.
Nicodemos era um fariseu, acostumado com duras exigências, com normas rígidas, com sacrifícios e rituais, mas a despeito de todas estas coisas seu coração continuava inquieto quanto à salvação da sua alma.
Talvez você que me lê (originalmente “me ouve”) esteja como Nicodemos. Você já buscou em muitos lugares, mas o seu coração ainda não encontrou a paz e o descanso, você se sente perdido, confuso, você sente que apesar de toda a sua busca ainda não é salvo.
Ouça a resposta Daquele que sonda os nossos corações, Ele conhece cada pensamento, cada pergunta que há no âmago de nosso ser.

“[…] respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

A palavra grega usada por Jesus, que foi traduzida em nossas bíblias como “de novo”, mas também pode ser traduzido como “de cima, do alto”.  Nascer de novo, nascer do alto ou nascer de cima indica a natureza espiritual do novo nascimento.
Jesus responde a pergunta do coração de Nicodemos afirmando que para ser salvo é preciso nascer de novo, não um renascimento físico, mas um renascimento espiritual, porém Nicodemos não consegue entender, ele não conseguia conceber além do nascimento físico, por isso que a sua contraposição ao que Jesus disse foi: “Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?” (NTLH)
Obviamente é impossível alguém voltar ao ventre materno, se para um bebê já é inviável, que dirá um homem adulto. Nicodemos apela para algo absurdo e impossível, demonstrando que não estava entendendo nada do que Jesus estava querendo dizer com novo nascimento ou nascer do alto.

[ST] Mas o paciente mestre Jesus explica para Nicodemos o que Ele queria dizer, e isto nos conduz ao segundo ponto de nossa mensagem que é…

2 – JESUS NOS MOSTRA A NECESSIDADE DE REGENERAÇÃO E CONVERSÃO ( V. 5-8 )

Em resposta para Nicodemos Jesus afirma que apenas entra no Reino de Deus aquele que nasce da água e do Espírito.
Com nascer da água Jesus estava se referindo ao batismo, mas não é suficiente ser batizado com água para ser salvo, é preciso que aquilo que o batismo simboliza também esteja presente, é aqui que entra o nascer do Espírito. O sinal precisa vir acompanhado daquilo que ele representa. O batismo simboliza a obra purificadora do Espírito Santo, portanto nascer do Espírito é essencial para que alguém seja salvo, tanto que nos versos 6 e 8, Jesus não fala mais de nascer da água, mas somente nascer do Espírito.
A salvação, portanto depende de uma obra  sobrenatural do Espírito Santo, chamamos esta obra de regeneração, que é quando o Espírito Santo infunde nova vida no coração do pecador, que até então estava morto espiritualmente.
Esta obra vivificadora do Espírito transforma radicalmente a natureza do pecador eleito que, antes estava inclinada somente para o pecado e em desagradar a Deus, ele agora passa a ter a capacidade de viver uma vida piedosa, buscando a santificação e o amadurecimento na fé. A obra da regeneração permite que a conversão ocorra, e o pecador se volte para Deus em arrependimento e fé para salvação.
Jesus afirma ainda a Nicodemos: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” É como se Ele estivesse afirmando: a natureza pecaminosa do ser humano só é capaz de produzir natureza pecaminosa humana, mas o Espírito Santo pode produzir uma natureza humana santificada.
Permita-me abrir um parêntese nessa parte; a maioria das pessoas de nosso tempo vê Jesus apenas como um “cara legal”, bonzinho, que acolheu todo mundo, quer que todo mundo seja feliz e que não exige nada, não é preciso nenhuma mudança de vida (vide os crentes famosos da mídia), mas aqui em João 3 estamos presenciando um Jesus confrontador, que exige uma mudança de vida, um novo nascimento, conversão genuína, algo bem distante do “jesus de açúcar” que a mídia e os “crentes modernos” querem nos vender.
Jesus reforça nesta parte, o caráter soberano da regeneração, ou seja, ela é uma obra inteiramente de Deus (v.8). Neste intuito, Ele faz uma comparação entre o vento e o Espírito, pois assim como o vento sopra aonde quer, o Espírito Santo é soberano em sua obra, não há como controlá-lo, ou seja, ninguém pode salvar a si mesmo, isto é uma obra totalmente de Deus.

[ST] Isto bate de frente com o pensamento religioso de Nicodemos. Como assim? Ninguém pode salvar-se? E isto nos leva ao terceiro e último ponto de nossa mensagem…

3 – JESUS CONFRONTA NOSSAS CONCEPÇÕES MAIS ARRAIGADAS ( V. 9-15 )

Nicodemos continuou com dúvidas e agora parecia mais confuso ainda (v.9). Todo o seu treinamento farisaico não fora capaz de fazê-lo entender o que é o novo nascimento pregado por Jesus.
Jesus diz: Você é um mestre em Israel, mas não sabe destas coisas? (v.10). O mestre apoia o seu conhecimento no relacionamento íntimo que tinha com o Pai desde a eternidade, mas este testemunho não era aceito por Nicodemos e seus pares. O ensino de Jesus sobre a necessidade de regeneração para ser salvo, e de que esta era uma obra de Deus através do Espírito Santo era estranho e repulsivo para eles, pois batia de frente com a salvação pelo cumprimento da Lei que eles pregavam.
Neste momento, as convicções mais profundas do coração de Nicodemos estavam sendo enfrentadas.
E Jesus vai além, confronta ainda mais a Nicodemus (ler versículo 12). É como se Jesus estivesse dizendo: “Se, quando digo coisas claras como o dia você não acredita em mim, por que eu falaria de coisas que você não pode ver, das coisas de Deus?” (Bíblia A Mensagem).
Jesus havia falado de coisas relacionadas à experiência humana, o qual uma reflexão profunda no seu próprio coração revelaria a Nicodemos a necessidade da regeneração, mas a sua “bagagem teológica farisaica”, o estava impedindo de enxergar naquele momento. Como então Jesus poderia revelar-lhe coisas mais profundas e misteriosas?
O conhecimento de Jesus estava baseado na sua divindade, na sua pré-existência no céu (v.13). Ele como Deus filho conhecia o plano redentor de Deus traçado na eternidade, antes da fundação do mundo (v.14-18).
Este é Jesus, aquele que confronta nossas convicções, aquilo que está em nossos corações.

CONCLUSÃO

O encontro com Jesus é transformador. O texto não dá a sequência do que aconteceu com Nicodemos após o encontro com o mestre.
Mas podemos imaginar que as palavras de Jesus ficaram martelando na cabeça daquele homem, a vida dele com certeza não foi a mesma.
Uma pergunta sincera que brota em nossa mente quando lemos este texto é: E aí Nicodemos se converteu? Ele foi salvo?
Não dá pra afirmar com toda certeza que sim, mas tem dois textos em João que nos mostram atitudes diferentes daquele fariseu após o encontro com Jesus.

No primeiro (João 7.45-53), Nicodemos defende Jesus, diante dos fariseus e guardas, impedindo que Ele fosse preso: “Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?”

No segundo texto (João 19.38-42), Nicodemos juntamente com José de Arimatéia, tiraram o corpo de Jesus da cruz, preparam o seu corpo com especiarias e o sepultaram. O texto diz que naquela ocasião Nicodemos levou cerca de cem libras (~35 kg) de um composto de mirra e aloés. Interessante, aquele que fora procurar Jesus de noite, agora estava à luz do dia revelando reverência e respeito ao mestre, que diferença não?

O encontro com Jesus mudou a vida de Nicodemos e pode mudar a nossa também!
Jesus nos convida a um encontro com Ele.

  1. Ele conhece os questionamentos do nosso coração
  2. Ele nos mostra a necessidade de sermos regenerados pelo Espírito Santo
  3. Ele confronta as nossas convicções distorcidas

Acheguemo-nos a Cristo e tenhamos um encontro pessoal e transformador com o Salvador.

Oremos ao Senhor.

Referências:
Arte: Nicodemus en Jesus” de Alexander Bida Franse Kunstenaar (1813-1895)
HENDRIKSEN, Willian. Comentário do Novo Testamento: Exposição do Evangelho de João. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento. Vol. 1. Santo André, SP: Geográfica, 2006.

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.